Páginas

terça-feira, 24 de maio de 2011

Engenho de Dentro além do ENGENHÃO...







O Bairro do Engenho de Dentro está inserido na região do Grande Méier e a sua origem remonta à época colonial, quando suas terras sediavam um engenho de açúcar que foi responsável pelo nome.






Desenvolveu-se, na segunda metade do século XIX, a partir da implantação da antiga Estrada de Ferro Pedro II (Estrada de Ferro Central do Brasil), após a proclamação da República, foi erguido um galpão de pintura de carros, atual Museu do Trem.
















Além deste museu, o bairro também conta com o Museu de Imagens do Inconsciente, localizado no Instituto Nise da Silveira, antigo Hospital Psiquiátrico Pedro II.







O bairro é cortado pela Linha Amarela e situa o Estádio Olímpico João Havelange (conhecido como Engenhão). No estádio ocorreram as competições de futebol e atletismo do Pan 2007 do Rio de Janeiro. A função de sede do atletismo se repetirá nos Jogos Olímpicos de 2016.












Ao final do Pan a prefeitura carioca alugou o espaço para o Clube de Futebol e Regatas Botafogo, vale destacar que os clássicos do futebol carioca e nacional são realizados nesse estádio, uma vez que o Maracanã se encontra em obras para a Copa do Mundo de 2014, com isso um bairro residencial que era considerado por muitos como apenas de passagem, agora suporta a presença de grande público.






Ressalte-se ainda que o bairro possui a escola de samba Arranco do Engenho de Dentro, que disputa o Grupo de acesso B do carnaval carioca.






Esses adventos fizeram com que houvesse maior especulação imobiliária e com isso o bairro está passando por uma intensa verticalização, como se observa da construção do condomínio Arena Park, na Avenida D. Helder Câmara.



arena park - Brasil





Outro detalhe histórico interessante foi a inauguração do primeiro Manuel & Juaquim da cidade, famoso bar de aspiração portuguesa, na Rua Pernambuco.






Desenvolvimento:
 
O Engenho de Dentro, é provavelmente um dos bairros mais heterogêneos do Grande Méier. Da classe média-baixa, até a classe média-alta, assim como a presença de algumas comunidades, gerou um Índice de Desenvolvimento Humano de 0,857, na posição de 48 de 126 bairros.



Quanto ao Índice de Desenvolvimento Social, o bairro ficou na posição de 58 de 158 analisados, com 0,610.



Dados:


Área territorial (2003): 392,04 hectares



Total de população (2000): 46.834 habitantes



Total de domicílios (2000): 15.229










O bairro faz parte da XIII Região Administrativa (Méier) da cidade do Rio de Janeiro. Os Bairros integrantes da região administrativa são: Abolição, Água Santa, Cachambi, Encantado, Engenho de Dentro, Engenho Novo, Jacaré, Lins de Vasconcelos, Méier, Piedade, Pilares, Riachuelo, Rocha, Sampaio, São Francisco Xavier, Todos os Santos.








Porém, o crescimento imobiliário e a construção do Engenhão na região NÃO foram acompanhados de fatores importantes para uma nova história do bairro. O Cruzamento em frente ao estádio, apesar dos apelos dos moradores, NÃO possui adequada sinalização, situação que gera, não raro atropelamentos, colizões frontais  e longos engarrafamentos, sobretudo nos dias de evento no estádio.




A situação ainda é agravada, uma vez que há um hospital no trecho do cruzamento caótico e ele possui um ponto de táxi na sua frente, bem como intenso tráfego de ambulâncias.





















Ressalte-se também, que o túnel de acesso ao outro lado do Engenho de Dentro, pelos pedestres se encontra completamente abandonado, sem iluminação, sujo e com infiltrações, condições que favorecem ao aumento de assaltos na região, como também a proliferação do mosquito da dengue.






Outro problema, do ponto de vista estético e ortopédico, visto que eventualmente um idoso é vítima de entorse, em razão da falta de padronização das calçadas,  é o estado dessas, principalmente da área que se afasta do Engenhão, pois o tijolinho foi colocado, apenas, no entorno para maquiar os problemas do local.









O fato se agrava na calçada anexa ao muro da estação que além de ser mílima, possui poças, lama e sujeira, situação que impõe ao pedestre o risco de atropelamento ao caminhar ao leito da Rua Goiás, que possui elevado tráfego de veículos.






É importante frisar, recente problema experimentado pelo bairro que foi a falta de estrututura observada no show internacional do ex- Beatles Paul MacCartney.  Esse evento trouxe por dois dias o público de 90 mil pessoas ao Engenhão. O show, certamente não é causa de problema, mas a estrutura do bairro deve ser repensada, se não pensada.






Vale ressaltar, que o vereador que se aproveita da área como reduto eleitoral NÃO procura modificar essa realidade, uma vez que apenas observamos palcos em festas juninas e carnavais, como se isso bastasse para fortalecer o seu nome na região, sua marca, entretanto, medidas políticas lamentavelmente não vemos.








Esse fato causa espécie, principalmente, porque ao lado do palco montado existe volumosa montanha de lixo e a placa que aduz haver homens trabalhando.(seria hilária se não fosse trágica)






Apesar disso, o Engenho de Dentro é visitado por turista estrangeiros, conforme se observa do grafite feito por um chileno, e é uma área muito agradável de se viver!


Acreditamos que a história possa continuar sendo escrita com alegria e entusiasmo, desde que os políticos trabalhem e não promovam festinhas para esconder o que não sabem fazer ou o que não querem fazer!


Daniel Fonseca é morador do Engenho de Dentro há 29 anos.


4 comentários:

  1. Considero Engenho de Dentro um ótimo bairro para residir, por isso acredito que fiz uma ótima escolha! Porém o bairro tem algumas deficiências sim, que põe a vida de muitas famílias, principalmente crianças e idosos em risco!
    Precisamos de pessoas competentes para fazer a diferença!
    Parabéns pela matéria!Continue com o trabalho consciente!

    Heloisa Rocha

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela matéria,é muito informativa porém discordo quanto a limpea do bairro. Os habitantes desta região que são muito sujos,desordeiros e desorganizados. Digo isto porque,jogam lixo em qualquer lugar e em qualquer dia facilitando assim aquele que é desordeiro a espalhá-los pelas ruas,também há aqueles que destroem os patrimônios pichando,quebrando lixeiras e telefones públicos,até o Engenhão que é uma obra recente já querem destruir seja em limpeza como na imagem se tornando palco para os usuários de drogas da região.
    Se estas ressalvas melhorassem este sim seria um bairro invejável.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela matéria,vivo na europa há muitos anos e nasci na Dr.Bulhoes antigo numero 68,nao vou aí há mais ou menos uns 40 anos e matei as saudades totalmente do MEU BAIRRO(ainda me considero daí!),estudei na escola Londres(da proxima manda uma foto das escolas que gostaria de saber como andam!).Bigadaaaaaaa pela viagem em nosso bairro!

    ResponderExcluir